O Mosaico Éticosonoro é um projeto de pesquisa vinculado ao LABETS que tem, como objetivo, constituir um banco de dados virtual e público na forma de mosaico dinâmico sobre IPES, a fim de compreender os níveis de interação e engajamento entre elas.
Esse projeto conta com a parceria com o site Amplificar, que divulga nosso acervo atualizado de informações levantadas. Clique aqui para acessar.
O que são IPES?
IPES = Iniciativas e Pesquisas que tenham algum grau de conexão com o campo da Ética Sonora
O universo de pesquisa compreende publicações científicas e documentais, contextos de debate e grupos em geral que investiguem e debatam aspectos éticos que envolvam som, música, seres humanos e/ou sociedade e seus produtos científicos, sociais e culturais, com ênfase em contextos brasileiros.
Assim, uma IPES pode ser um livro, um site, uma dissertação de mestrado, um artigo de revista, uma empresa, um grupo de pesquisa, um coletivo cultural do seu bairro, um grupo de debates do WhatsApp ou do Facebook, entre outros formatos.
Algumas IPES são lugares, isto é, têm endereço. Para essas, utilizamos o Google Earth.
Já outras, são coisas. Não têm endereço. Para essas, utilizamos uma lista.
Veja abaixo nossa proposta de organização:
IPES COM LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
São grupos de discussão, rodas de debate, empresas, coletivos culturais, movimentos populares, etc. Estão expostas através do Google Earth.
Clique no botão abaixo para ver o mapa e encontrar uma IPES próxima a você:
IPES SEM LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
São monografias, teses, dissertações, artigos científicos, livros, ensaios, etc. Estão todas listadas abaixo e são atualizadas constantemente:
ATALLI, Jacques. Noise: The Political Economy of Music. 10. reimp. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2009. Disponível em: https://www.upress.umn.edu/book-division/books/noise
ARCHER, Willian Kay. On the Ecology of Music. In: Ethnomusicology, v. 8, n. 1, p. 28-33, 1964. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/849769.
ASSANO, Christiane Reis Dias Villela. Por uma "escuta pensante" dos cenários sonoros da cidade. In: V CONGRESSO LATINO AMERICANO DO INTERNATIONAL ASSOCIATION OF POPULAR MUSIC, 2004, Rio de Janeiro. Anais... , 2004. p. 1-8. Disponível em http://drive.google.com/file/d/0B3CBLYX406q2bFdZSThSZURqYm8/view.
BASTOS, Juliana Carla. Discussão e utilização da paisagem sonora na oficina de música. In: V ENABET - ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ETNOMUSICOLOGIA, 2011, Belém. Anais... , 2011a. p. 328-337. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1831745/mod_resource/content/0/Anais%20V%20ENABET%20-%202011.pdf .
BASTOS, Juliana Carla. A paisagem sonora implícita no estudo da percepção musical: relato de experiência na Licenciatura em Música da UFPI. In: XI ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABEM, 2012b, Fortaleza. Anais... , 2012a. p. 1-11 [trabalho apresentado, porém não consta nos anais do evento]. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/congressos_realizados_ver.asp?id=61 .
BASTOS, Juliana Carla. Ética, escuta e emissão: o papel do músico na ecologia sonora. In: CONFERÊNCIA REGIONAL LATINO-AMERICANA DE EDUCAÇÃO MUSICAL DA ISME, Natal, 2017. Anais... , 2017. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/conferencias/index.php/isme/2017/paper/viewFile/2329/1201 . ISSN Online: 2594-5475.
BASTOS, Juliana Carla. “Eu ouço o que sei ouvir. O resto, eu sinto...”: a cultura e a sociedade no processo de escuta consciente. In: III ENCONTRO REGIONAL NORDESTE DA ABET / I ENCONTRO REGIONAL NORTE DA ABET: “Formação e Diálogos Interdisciplinares na Etnomusicologia Brasileira”, Salvador, 2012b. Anais... , 2011b. p. 109-114. Disponível em: https://www.academia.edu/36199086/Anais_ABET_2012 .
BASTOS, Juliana Carla. Ouvido pensante ou ouvido neurótico? Simbolismo sonoro fora do frame da paisagem sonora. In: I Conferência Internacional de Pesquisa em Sonoridades – Poderes do Som, Florianópolis, 2019a. Anais... , 2019. Disponível em: https://www.sonoridades.net/anais. Acesso em: 01 out. 2019.
BASTOS, Juliana Carla. Poluição sonora: uma tortura socialmente aceita. In: XV ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE e PRÉ- ALAS BRASIL, 2012c, Teresina. Anais... , 2012d. Disponível em: http://www.sinteseeventos.com.br/ciso/anaisxvciso/resumos/GT03-17.pdf .
BASTOS, Juliana Carla. Sound, music and symbolism: dimensions to understand sonorous ethics. In: The Global Composition 2018: conference on sound, ecology and media culture, Dieburg, 2018a,. Anais... , 2018. p. 14. Disponível em: http://international-media-culture.eu/global-composition-2018. Disponível em: https://international-media-culture.eu/global-composition-2018
BASTOS, Juliana Carla. Towards a sonorous ethics: perspectives for ethnomusicology in the Twenty-First Century. In: Musicology in the Age of (Post)Globalization: The Barry S. Brook Centennial Conference, New York, 2018b,. Anais... , 2018. p. 14. Disponível em: https://brookcenter.gc.cuny.edu/2018/03/12/schedule-musicology-in-the-age-of-postglobalization-the-barry-s-brook-centennial-conference/.
CAMPESATO, Lílian. Ruído e transgressão: uma aproximação com a psicanálise. In: Seminário Música Ciência e Tecnologia, n. 4, p. 245-253, 2012. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/smct/ojs/index.php/smct/article/view/77.
CAVALIERI FRANÇA, Cecília. Ecos: educação musical e meio ambiente. In: Música na Educação Básica, v. 3, n. 3, p. 28-41, 2011. Disponível em: http://abemeducacaomusical.com.br/revista_musica/ed3/pdfs/artigo2_3.pdf
CANAVAGH, Lynn. A brief history of the establishment of international standard pitch a=440 hertz. In: WAN – Webzine about Audio and Music, 2009. Disponível em: http://www.wam.hr/sadrzaj/us/Cavanagh_440Hz.pdf.
CLAYTON, Martin. Toward an ethnomusicology of sound experience. In: STOBART, Henry. (Ed.). The new (ethno)musicologies. Lanham: Scarecrow Press, 2005. p. 135-163. Disponível em: https://www.amazon.com.br/New-Ethno-musicologies-John-Baily/dp/0810860376
CONSTANTINO, Regina. Uma ecologia para o som: do rito ao rush. Londrina: o autor, 2014. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Uma-ecologia-para-som-rito-ebook/dp/B08KSG498X
COSTA, Jean Henrique. Indústria cultural e forró eletrônico no Rio Grande do Norte. 2012. 310 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13798
DAUGHTRY, J. Martin. Estruturas de escuta na guerra, ou quando o som é mais do que um som. In: CASTANHEIRA, José et al. (Eds.). Poderes do som: políticas, escutas e identidades. Florianópolis: Insular Livros, 2020. p. 55-72. Disponível em: https://insular.com.br/produto/poderes-do-som-subtitulo-politicas-escutas-e-identidades/
Feisst, Sabine. Music as Place, Place as Music – The Sonic Geography of John Luther Adams. In: HERZOGENRATH, Bernd (Org.). The Farthest Place: The Music of John Luther Adams. Lebanon: University of New England Press, 2011. Disponível em: https://asu.pure.elsevier.com/en/publications/music-as-place-place-as-music-the-sonic-geography-of-john-luther-
FELD, Steven. From Ethnomusicology to Echo-Muse-Ecology: Reading R. Murray Schafer in the Papua New Guinea Rainforest. In: The Soundscape Newsletter, n. 8, 1994. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Fwww.sfu.ca%2Fsonic-studio-webdav%2FWSP_Doc%2FNewsletters%2FNumber8.pdf&clen=9309606&chunk=true
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Música e meio ambiente: a ecologia sonora. São Paulo: Irmãos Vitale, 2004. Disponível em: https://www.vitale.com.br/sistema/produtos/produto.asp?codigo=33377
GARCÍA, Miguel A. Un oído obediente (y algunas desobediencias). In: BRABEC DE MORI, Bernd; LEWY, Matthias; GARCÍA, Miguel A (Eds.). Sudamérica y sus mundos audibles: cosmolgías y prácticas sonoras de los pueblos indígenas. Berlin: Ibero-Amerikanisches Institut, 2015. p. 197-210. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Sudamerica-Sus-Mundos-Audibles-Cosmologias/dp/3786127573
GAUTIER, Ana María Ochoa. Silence. In: NOVAK, David; SAKAKEENY, Matt (Eds.). Keywords in Sound. London: Duke University Press, 2015, p. 183-192. Disponível em: https://www.dukeupress.edu/keywords-in-sound#:~:text=In%20twenty%20essays%20on%20subjects,for%20why%20studying%20sound%20matters.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. 11. ed. Tradução de Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas: Papirus, 2001. Disponível em: https://papirus.com.br/produto/as-tres-ecologias/
GUILLEBAUD, Christine (Ed.). Toward an Anthropology of Ambient Sound. New York: Routledge, 2017. Disponível em: https://www.routledge.com/Toward-an-Anthropology-of-Ambient-Sound/Guillebaud/p/book/9780367869052
MIGUEL, Fábio. Paisagem sonora: um estudo da voz humana como símbolo sonoro. 2012. 315 f. Tese (doutorado) Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/105884>.
MORENO FERNÁNDEZ, Susana. Música, ecología y desarrollo sostenible em el nordeste transmontano. IN: TRANS – Revista Transcultural de Música, n. 19, p. 1-14, 2015. Disponível em: http://www.sibetrans.com/trans/public/docs/06d-trans-2015.pdf.
NOVAK, David; SAKAKEENY, Matt (Eds.). Keywords in Sound. London: Duke University Press, 2015. Disponível em: https://www.dukeupress.edu/keywords-in-sound#:~:text=In%20twenty%20essays%20on%20subjects,for%20why%20studying%20sound%20matters.
OBICI, Giuliano. Condição da escuta: mídias e territórios sonoros. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Fwww.giulianobici.com%2Fsite%2Flivro_files%2Fcondicao_da_escuta.pdf&clen=870844&chunk=true
OLIVEIRA, Lúcia. Silêncio: som demais causa poluição sonora. In: Superintessante, São Paulo, n. 1, p. 26-31, 1988. Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/silencio-som-demais-causa-poluicao-sonora
PALMBLAD, Simon. A=432: A superior tuning or just a different intonation? How tuning standards affects emotional response, timbre and sound quality in music. 44 p. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Artes, Mídia, Estética e Narração) – Högskolan I Skövde, 2018. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/A-%3D-432%3A-A-superior-tuning-or-just-a-different-How-Palmblad/833fe34c012f1911d1936b541ab0565812a90958
PARMAR, Robin. Sounding the Anthropocene: Concepts of nature in Schafer’s The Soundscape. In: THE GLOBAL COMPOSITION 2018: “Conference on sound, ecology and media culture”, 2018, Dieburg. Anais... , 2018. Dieburg Schriftenreihe zur Akustichen Ökologie 4 (Dieburg Series on Acoustic Ecology 4). p. 152-161. Disponível em: https://international-media-culture.eu/global-composition-2018
PEREIRA, Vinícius Andrade; CASTANHEIRA, José Cláudio. Mais grave! Como as tecnologias midiáticas afetam as sensorialidades auditivas e os códigos sonoros contemporâneos. IN: CONTRACAMPO – Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, n. 23, p. 130-143, 2011. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17229
PÉREZ-COLMAN, C. Martín. El campo sonoro y el oído de la sociología: de la doxa sonora al oído sociológico, o los fundamentos teórico-analíticos para el estudio de la vida sonora. IN: Methaodos - Revista De Ciencias Sociales, n. 3, v. 1, p. 107- 120, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17502/m.rcs.v3i1.66.
REIGOTA, Marcos (coord.); CATUNDA, Marta Bastos; PETRAGLIA, Marcelo Silveira; SINTO, Carmemsilvia Maria. Ecoando ressonâncias da educação ambiental: descobertas, conflitos, diálogos; por uma ecologia sonora sensível. IN: EUROPEAN REVIEW OF ARTISTIC STUDIES, v.2, n.1, p. 64- 83, 2011. Disponível em: http://www.eras.utad.pt/publicacoes.html
REYNER, Igor Reis. Pierre Schaeffer e sua teoria da escuta. In: Opus, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 77-106, dez. 2011. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/202/180.
SACKS, Oliver. Alucinações musicais: relatos sobre a música e o cérebro. Trad. de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=12286
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. Tradução de Marisa Trench Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva, Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1991. Disponível em: http://editoraunesp.com.br/catalogo?criterio=schafer
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. Tradução de Marisa Trench Fonterrada. São Paulo: Editora UNESP, 2001. Disponível em: http://editoraunesp.com.br/catalogo?criterio=schafer
SCHAFER, R. Murray. Educação sonora: 100 exercícios de escuta e criação de sons. Tradução de Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2009. Disponível em: http://editoramelhoramentos.com.br/v2/titulos/educacao-sonora-100-exercicios-de-escuta-e-criacao-de-sons/
SILVA, Sandra Rúbia. Performances de masculinidade, práticas de subversão: o consumo de telefones celulares entre jovens de camadas populares. IN: COMUNICAÇÃO, MÍDIA E CONSUMO, São Paulo, n. 26, v. 9, p. 61-82, 2012. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/344/pdf
STERNE, Jonathan (Ed.). The sound studies reader. New York: Routledge, 2012. p. 388-403. Disponível em: https://www.routledge.com/The-Sound-Studies-Reader/Sterne/p/book/9780415771313
TORRES, Marcos Alberto. A percepção da paisagem sonora da cidade de Curitiba. Disponível em: http://www.neer.com.br/anais/NEER-2/Trabalhos_NEER/Ordemalfabetica/Microsoft%20Word%20-%20MarcosAlbertoTorres.ED1VI.a.pdf.
TROTTA, Felipe. Annoying music in everyday life. New York: Bloomsbury Academic, 2020. Disponível em: https://www.bloomsbury.com/uk/annoying-music-in-everyday-life-9781501360633/.
TROTTA, Felipe. Som de cabra-macho: sonoridade, nordestinidade e masculinidade no forró. IN: COMUNICAÇÃO, MÍDIA E CONSUMO, São Paulo, n. 26, v. 9, p. 151-172, 2012. Disponível em: http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/article/view/349/pdf
TROTTA, Felipe. O funk no Brasil contemporâneo: uma música que incomoda. In: Latin American Research Review, v. 51, n. 4, 2016. Disponível em: https://www.proquest.com/docview/1851704396
TUAN, Yi-Fu. Topophilia: a study of environmental perception, attitudes, and vallues. 2. ed. New York: Columbia University Press, [1973]1990. Disponível em: http://cup.columbia.edu/book/topophilia/9780231073950
VEIGA, Manuel. Sustentabilidade e música: uma visão enviesada. In: Música e Cultura: revista da ABET, v. 8, n. 1, p. 19-33, 2013. Disponível em: http://musicaecultura.abetmusica.org.br/.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. 2. ed. 3. reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=14467
Quer contribuir? Preencha o formulário abaixo para inserirmos sua IPES no mosaico!
Quer conhecer nosso outro projeto, o Interouvir?