O Interouvir é um projeto de extensão vinculado ao LABETS. Tem, como objetivo, promover rodas de debate públicas sobre os desdobramentos das relações éticas entre som, música, seres humanos e sociedade, a fim de incentivar a criação de contextos autônomos de discussão sobre ética sonora. A iniciativa começou na cidade de João Pessoa em 2020, mas, por conta da pandemia, foi estendida ao território nacional.
São contemplados contextos do setor público, como escolas municipais, colégios estaduais, órgãos e autarquias com atuação em questões ambientais e culturais, assim como segmentos do setor privado, tais como empresas, associações, templos religiosos, e iniciativas do terceiro setor, como coletivos culturais e demais organizações não governamentais.
Buscamos executar o projeto observando a necessidade de construção de uma cultura coletiva de som - a princípio, na cidade de João Pessoa - que possa mitigar concepções unilaterais sobre o aspecto sonoro, congregando a concretude da dimensão física, observada na legislação municipal e estadual disponível e como ela se aplica à realidade pessoense, à importância da dimensão simbólica do aspecto sonoro, considerando a grande diversidade musical e cultural que João Pessoa abriga.
Assim, são problematizadas questões acústicas e como estão postas nos documentos oficiais, a aplicabilidade da lei e sua real eficácia na vida do cidadão, mas também questões culturais que envolvem estética, crença e costume sonoro e seus níveis de engajamento de ética sonora.
Durante o isolamento social necessário por conta da pandemia de COVID-19, nossas rodas aconteceram de forma online. Em 2020, foram 9 edições.
Os encontros acontecem em dois formatos: